Últimas Notícias

História


“HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM FELIPE GUERRA- RN”

      Em meados de 1966, o irmão Raimundo Nonato da Silva (Natinho),  era um evangelista do ministério da Igreja de Cristo aqui em Felipe Guerra, saiu de lá, de livre  vontade e entregou-se ao  ministério da Assembléia de Deus em Apodi-RN, ao pastor Severino Misael, que comunicou o fato ao Pastor regional, em Mossoró, o Pr. Manoel Nunes da Paz, este veio de Mossoró com uma caravana de irmãos e entregaram ao irmão Natinho a responsabilidade de evangelizar e ganhar almas para Jesus aqui neste lugar, e isto ele fez como um verdadeiro e fiel  discípulo do Senhor; enfrentou várias  críticas e oposições, porém não se  cansou de anunciar as boas novas a tempo e fora de tempo e, como resultado disso o Senhor salvou  várias pessoas. Aqui na cidade, formou-se eram poucos os irmãos, porém no sítio Rosário, uma grande e fervorosa congregação.

            O irmão Natinho, ficou à frente dos trabalhos aqui em Felipe Guerra cerca de cinco anos. Doou sua casa de morada para ser o templo da Assembléia de Deus. A casa foi dividida ao meio, a parte da frente servia de salão, onde os irmãos se reuniam e, a parte de trás era a casa pastoral onde residia com sua esposa a irmã Nazinha como era conhecida e seus seis filhos: Naziná, Naziné e Naziní (as filhas) e Natiná, Natiné e Natiní (os filhos).

Sempre recebia a visita do Pr. Severino Misael que vinha  celebrar a Ceia; porém não há informações que o irmão Natinho tenha realizado algum batismo; porém ele e sua esposa eram membros. Com a visita dos irmãos que vinham de Apodí, fazia-se um culto animado pois alguns tocavam violão, acordeom e cavaquinho. Os irmãos se alegravam, sentiam a presença de Deus, pois Ele realmente se fazia presente e enchia os irmãos do seu poder e, isso era o bastante para continuarem a jornada.

O dia-a-dia do irmão Natinho não era nada fácil, ele era comerciante e enquanto vendia suas mercadorias, evangelizava. Passando algum tempo, cerca de  cinco anos, um dia chega um carro tipo chevrolet em frente ao templo da Assembléia de Deus com uma  mobília e a família. É o irmão Vicente, obreiro na cidade de Mossoró que foi enviado para pastorear a Igreja aqui em Felipe Guerra, para o irmão Natinho foi um choque muito grande pois, o Pr. Manoel Nunes nada lhe comunicara; porém, ele desocupou a casa e foi morar numa casinha de taipa em cima da serra. Esse acontecimento entristeceu e abalou ao irmão Natinho e sua família que logo foram embora para Souza no estado da Paraíba.

Portanto, a este  pioneiro que desbravou e semeou em terra dura a semente preciosa do evangelho, nós consideramos  o primeiro obreiro/dirigente da Assembléia de Deus em Felipe Guerra. 


2° - O irmão Vicente, foi enviado para pastorear esta Igreja, porém, passou somente uns trinta (30) dias, sua esposa não gostou do lugar, não se sentia bem aqui, por isso tiveram que ir embora. Não há registros que alguém tenha se convertido.


3° - O irmão Cícero Gomes Pereira, foi enviado para dar  continuidade ao trabalho aqui; passou seis anos, desenvolveu um grande trabalho; evangelizou bastante, abriu  um trabalho  no sítio Barra, que prosperou  muito, ali os irmãos eram fervorosos e cheios do Espírito Santo.

Um fato que marcou muito na vida de muitas pessoas que até hoje recordam àqueles dias foi que  todas as manhãs às 5:00hs, o Pr. Cícero despertava a cidade baixa com hinos que ele soltava através do serviço de som.

Em 20 de outubro de 1977, o pastor fez uma solicitação de um terreno na cidade alta   para a construção de um templo, pois os  moradores da cidade baixa estavam construindo suas casas cima da serra por causa das enchentes.  O  prefeito da época, Francisco Chagas da Silva fez a doação. Mas, mesmo conseguindo o terreno, o Pr. Cícero não teve condições de construir o Templo, somente fez uma festa para o lançamento da pedra fundamental.

Foi na gestão do Pr. Cícero que foi fundado o Círculo de Oração em 1978. Enquanto saíam ao campo para evangelizar, ficavam reunidas  em oração um pequeno grupo de mulheres que intercediam em favor da obra que enfrentava grandes obstáculos na evangelização.


4° - Antonio Alcí do Nascimento- 1979,  passou cerca de 3 meses, era  funcionário público estadual, lecionou as disciplinas de Inglês e Ensino Religioso na Escola Municipal Prof° José do Patrocínio Barra, no período de 12 de  fevereiro à 30 de março do ano de 1979. Não há registros de que tenha realizado alguma obra nesta Igreja.


5° - De 1979 – 1983, o irmão Valdemar Félix Sobrinho, foi  designado à pastorear este trabalho. Ao chegar aqui deparou-se com um grande desafio: construir o Templo na cidade alta. E isso fez com  muita garra, enfrentou  muitas  dificuldades, principalmente financeiras; porém, arregaçou as  mangas e abraçou esta causa. Contou com o total apoio  dos irmãos José Cirilo de Freitas(Zé loló) e irmão Brasil. Por causa da construção, o irmão Valdemar veio morar na cidade alta.

            Concluiu o Templo e este foi inaugurado com uma grande festa, em adoração ao nome do Senhor que faz todas as coisas para a sua glória, em 1982.


6° - Em fevereiro de 1983, foi empossado o Pr. Manoel Gomes Sobrinho (Perninha),  deu continuidade ao trabalho que caminhava de uma forma normal. Era um grande evangelista, ganhou várias pessoas para Jesus e fez um batismo em águas.


7° - O irmão Antonio Eugênio Machado Gomes, recebeu esta Igreja em 15 de fevereiro de 1984, ficando aqui quatro (04) anos, entregando a obra em 15 de  fevereiro de 1988. desenvolveu um grande trabalho neste lugar, abriu uma congregação no sítio Bela Vista, na época já existia uma congregação no sítio Pindoba I, na casa do irmão Aurino Valentim.

O Pr. Antonio Eugênio, realizou os primeiros congresso de mocidade no mês de setembro, o 1° com o tema: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar” Is. 55.6, o 2° : “Este é o caminho, andai nele” Is. 30.1.


8° - O irmão Manoel Ferreira, pastoreou esta Igreja de 16-02-88 à 15-06-92. Gostava muito de fazer cultos na feira livre, na cidade baixa. Não era um eloqüente pregador; porém, gostava  muito de ensinar e doutrinar a Igreja. O trabalho sofreu  um grande impacto com a forma dele trabalhar, pois pouco eram realizados movimentos evangelísticos, e isso refletiu bastante. Mas mesmo assim o Senhor salvou e  libertou  algumas pessoas. No mês de setembro de  1988,  realizou o 3° congresso de mocidade com o tema: “Levanta-te e resplandece” Is. 60.1. Mesmo com muitas dificuldades, o Pr. Filho enfrentou a construção da casa pastoral; construiu e residiu nela por algum tempo. Entregou a Igreja ao Pr. João Gomes da Silva em  junho de 1992, e , como não tinha um obreiro para ficar à frente do trabalho, o Pr. João Gomes deixou o auxiliar mais velho da Igreja que era o irmão Anélio Silva. Este ficou dirigindo os trabalhos até o Senhor provê um obreiro para tomar conta desta obra.


9°- O trabalho aqui estava sofrido, necessitando de um obreiro dinâmico para fazer a obra do Senhor com os irmãos, e, isto ocorreu em 07 de julho de 1992, quando o Pastor João Gomes da Silva empossou um casal jovem, o presbítero Raimundo Nonato Pereira e sua esposa a irmã Rita que  tocava e cantava, isso contribuiu bastante para a expansão  desse trabalho. O Pr. Nonato investiu na evangelização, no melhoramento do som, adquirindo máquinas e microfone, pois dizia que ao sairmos às ruas deveríamos fazer isso com um bom som. Nessa época elegeu o primeiro presidente da  mocidade, o jovem  Josivaldo Soares de Lima, que realizou o IV Congresso de  mocidade com o tema: “A  minha graça te basta” (IICo. 12.9). O hino oficial era de composição da irmã Rita, esposa do pastor.

Um fato que marcou a vida do casal aqui em Felipe Guerra, foi que  a irmã Rita era estéril e aqui o Senhor lhe prometeu um filho, quando foram embora ela saiu grávida.

 10° - Em janeiro de 1995, o irmão Josean de Mesquita Cabral, recebeu este trabalho.  Junto com o Departamento da  Mocidade realizou  no mês de setembro o V congresso de mocidade. O irmão Josivaldo, mobilizou os jovens para fazerem e venderem pastel. Deus aprovou a fé dos jovens, pois, um grupo saía para vender e outro grupo ficava orando para o Senhor abençoar e vendiam todos. O Pr. Josean investiu em mais equipamentos (máquina de som). Nesse período o trabalho não avançou muito, porém, algumas pessoas aceitaram a Jesus.



11° - Em 07 de fevereiro de 1996, o Pr. Antonio Josué de Aquino, recebe este trabalho, passou quatro(04) anos. Foram anos de  muita prosperidade, o trabalho aqui cresceu  cerca de 200%, pois o Pr. Josué investiu bastante na evangelização. O que mais contribuiu para a expansão do evangelho foi a aquisição da FM Comunitária Boas Novas, adquirida através da Associação Filantrópica Heroínas da Fé, em 21/04/97.

            Realizou dois grandes Congressos de senhoras, o primeiro em setembro de 1996, com o tema: “Mulher, vai bem contigo?” (II Reis 4.26) e o segundo em setembro de 1997, com o tema: “Mulher, tenho para ti uma palavra de Deus” (Juízes 3.20). os dois congressos tiveram a participação dos cantores  Eduardo Silva e Ziran Araújo.

            Em 1997, na II-EBORN, EM Mossoró levou para serem consagrados ao diaconato os irmãos Eronildes Barboza de Lira e  Josivaldo  Soares de Lima. Ainda em 1997, realizou um grande batismo, 98 pessoas desceram as águas no mês de setembro. Em setembro de 1998, realizou  o VI Congresso de Mocidade com o tema:” Põe-te em pé e falarei contigo”Ez. 2.1. Constantemente o Pr. José realizava trabalhos evangelísticos. O  ano de 1999 foi marcado de grandes eventos, em janeiro realizou na quadra de esportes o culto e apresentação da peça teatral: “A volta do filho pródigo”, várias pessoas aceitaram a Jesus, inclusive o irmão José de Freitas (zé loló) voltou para o Senhor Jesus. No mesmo local, em setembro aconteceu a apresentação da peça teatral “Apocalipse”, em  outubro, o SEFAM – Seminário da Família e, em novembro realizou o maior evento “ I-Cruzada Felipe Guerra para Cristo”. Foi uma semana  de eventos nas comunidades, várias pessoas aceitaram ao Senhor Jesus. No encerramento, esteve presente a cantora Alice Maciel e banda, que na época estavam contando o testemunho e louvando ao Senhor em todos os lugares. Esta cruzada  foi exatamente nos dias da festa da padroeira da cidade e houve muita resistência por parte de algumas pessoas, inclusive até saiu gente ferida, pois quando uns irmãos vinham do sítio para o culto, o carro encontrou-se com a procissão mesmo na subida da ladeira, então  jogaram uma bomba perto do carro que ao explodir, queimou o braço de uma irmã (Eles estavam chateados porque alguns irmãos tinham colocado na avenida uma faixa com o versículo: “...Nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.”( Is. 45.20), quando viram na procissão que fizeram de 5:00hs da manhã, ficaram bastante chateados com os crentes).

            À tarde, no encerramento da cruzada, houve um grande  desfile com a participação da Banda Marcial  da Igreja de Upanema. Os irmãos de todas as congregações estavam presentes, na época existia trabalhos em dez (10) comunidades: Bela Vista, Irapuá (Canaã),  Olho d’água, Barrocas, Passagem Funda, Brejo, Tabuleiro, Santana, Arapuá e São Lourenço.

            O Pr. Josué fez reforma na casa pastoral e no templo. Construiu o templo  de Bela Vista e ajudou no de Canaã, que foi doado. Abriu uma congregação na cidade baixa e no conjunto Liberdade. No ano de 1999 levou para ser consagrado  o irmão  Manoel Milton do Nascimento a presbítero.


12°  - No dia 17/02/2000 Recebe posse o Pb. Antonio Everton da Costa. Homem zeloso e observador da doutrina,desenvolveu um grande trabalho aqui nesta igreja,em setembro de 2000, comemorou com uma grande festa o 21º aniversário do circulo de oração, com o tema : “ORAI SEM CESSAR” (1ªTs. 5,17). Em 2001,o 22º aniversário o tema: “PERANTE O SENHOR CONTINUAMENTE”; sub-tema: “Antes que a lâmpada de Deus se apague” ( I Sm 3.3) e “Ponha em ordem a tua Lâmpada”.

Constantemente havia trabalhos denominados: “Dia com o Senhor” que sempre era uma bênção, Deus se fazia presente  em cada reunião. Fez trabalhos de melhorias no templo sede e casa pastoral, colocou cerâmica no púlpito da Igreja  banheiros tanto da casa pastoral, como o do templo. No templo tinha quatro(04)ventiladores, ele conseguiu mais cinco para a ala do templo. Fez uma campanha para comprarmos um som grande e potente que ficou em torno de 5.000,00(cinco mil reais) é composto de duas colunas com caixas  de som, e dois raques com quatro(04) máquinas, mesa de som com 12 canais e um toca CD. Realizou somente um batismo em águas, em 24 de abril de 2002. Levou dois irmãos para serem consagrados ao presbitério: o Dc. Eronildes Barboza de Lira  e Manoel Milton do Nascimento, os dois primeiros presbíteros desta Igreja e, ao diaconato, o irmão José Maria Soares  e Edílson Felipe de Souza.


13° -  No dia 10 de agosto de 2003, o irmão Raimundo Salviano recebeu  esta Igreja, passou somente 10 meses, não realizou nenhuma obra, apenas mudou o horário da Escola Bíblica Dominical, que passou a funcionar nas noites de sábado e derrubou uma marquiza que tinha no templo.


14° - Em 18 de junho de 2004, o Pr. Antonio Eugênio Machado Gomes, pela segunda vez  recebe posse neste Igreja. O seu trabalho aqui foi  muito diferente da outra vez que por  aqui passou. Não realizou Congressos, porém comemorou os 40 anos de fundação da Assembléia de Deus nesta cidade. E, com a cooperação e o empenho da Igreja, realizou uma campanha para a aquisição de um veículo para esta Igreja, pois era de grande necessidade e adquiriu uma C10, ano/__, por 4.000,00(quatro mil reais). Para esse fim distribuiu envelopes, foram vendidas  cem(100) camisetas, que foram doadas para esse fim, e,  realizou um jantar beneficente em 28/12/05 no ginásio poli esportivo da cidade. A compra do carro ocorreu em 16 de agosto de 2006. Passou dois anos e cinco meses à frente do trabalho do Senhor neste lugar. Levou para ser consagrado ao presbitério o irmão Luiz Agnaldo de Souza, e o constituiu como  co-pastor da Igreja.


15° - Em 20 de novembro de 2006, o Pb. José Raimundo Vieira recebe os destinos espirituais e administrativos desta Igreja, porém veio de  mudança no dia 16/12/06, porque primeiramente fez uma reforma na casa pastoral que não estava em boas condições de moradia. Todos os meses  realiza vigílias de  oração. No dia 07 de abril de 2007, inaugurou o templo do sítio Brejo e batismo nas águas. Realizou uma campanha para a troca do carro da Igreja, a C10  vendeu em fevereiro pelos mesmos 4.00,00(quatro  mil reais) e comprou um carro tipo Pampa ano/91 por 7.500,00 (sete  mil e quinhentos reais) em  15 de agosto de 2007.

O Pr. José Raimundo, visando o enriquecimento de conhecimento bíblico pelos irmãos, ampliou o Departamento de Ensino desta Igreja, abrindo um Seminário Teológico, o IBADEP – Instituto Bíblico das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Estado do Paraná. que passou a funcionar na casa pastoral (O pastor alugou uma casa e foi residir nesta com sua família), tendo como professores ele próprio e o Pb. Luiz Agnaldo de Souza.

 Levou para serem consagrados na VII-EBORN,em Mossoró, os irmãos: Klesson Paulino da Silveira (Cong. Arapuá), Anélio Silva (Cong. Arapuá) e Marcos Lopes (Cong. Bela Vista)  ao diaconato.

            Nesta época esta Igreja estava composta por:
            Dois(02) Presbíteros (Obs: O Pb. Milton está residindo em Grossos)
            Seis (06) Diáconos (02 na Sede)
            Quinze (15)Auxiliares

16°  O Pr. Edinaldo Domingos Silva é empossado em 19/04/2008. Desenvolveu um profícuo trabalho nesta Igreja e comunidade; deu continuidade ao Seminário Teológico, sua esposa a professora Ana Cláudia e o Pb. Luiz Agnaldo eram os professores; privilegiou tanto a evangelização como a edificação da Igreja, realizando duas Conferências de Fé, sempre no início do ano, dois Plantões Espirituais (na época de carnaval), nas comemorações dos 42 anos da Assembleia de Deus aqui, resgatou a Cruzada Felipe Guerra para Cristo que há 10 anos havia sido realizada a primeira e a Cruzada Só Cristo Liberta por ocasião dos 43 anos, essas cruzadas contemplaram todas as comunidades rurais do nosso município, tendo como integrantes principalmente um grupo de jovens da Igreja que auxiliavam ao pastor; Campanha 200 horas de Oração, o VII congresso de Jovens com o temaA quem enviarei? - Is. 6.8;Caminhada de Bíblia na mão, 1ª Temporada de Férias, 1° Congresso Infantil; realizou três batismos em águas. Por ocasião dos 43 anos da Assembleia de Deus, o pastor Edinaldo fez uma viagem missionária ao Peru, visitando o irmão Levi Rebouças. Para esta viagem a Igreja  se mobilizou em busca de recursos para o envio do pastor e foi uma bênção.

Em 2010, o pastor Edinaldo empossou o Pb. Milton Nascimento como o primeiro missionário rural desta Igreja na congregação de Bela Vista.

O ano de 2011 foi marcado por muitas bênçãos. Comemoramos o centenário das Assembleias de Deus no Brasil, fato histórico, muito importante para nós, assembleianos. Nesse período o pastor fez a aquisição de 20 bancos novos para o templo sede que custou em torno de R$ 8.000,00(oito mil reais). Esse empreendimento foi um desafio realizado pelo Pr. Edinaldo e só quem saiu ganhando foi a Igreja local.

No conjunto Liberdade este pastor abriu uma congregação e a denominou de Congregação União, por acolher os irmãos dos conjuntos habitacionais ali próximos. Também, iniciou uma reforma na Cong. Do Brejo (banheiro); Bela Vista (secretaria) e Santana (construção do templo), porém, nenhuma destas obras foram concluídas.

17° Em 20 de Julho de 2011, recebe posse o Pr. Antonio Sevirino Pereira. E está dando prosseguimento a obra do Senhor neste lugar, pois sabedores que a nossa obra tem recompensa, não desfalecemos de trabalhar para o Senhor.






Pastores que administraram a Assembléia de Deus em
 Felipe Guerra- RN



1° - Raimundo Nonato da  Silva (Natinho) – 1966 -1972 ( 05 à 06 anos)
2° -  Irmão Vicente – 1972 – (alguns dias)
3° - Cícero Gomes Pereira – 1972-1979 ( 06 anos e alguns meses)
4° -  Antonio Alcí do Nascimento – 1979 ( 03 meses)
5° - Valdemar Félix Sobrinho – 1970-1983 ( 4 anos)
6° - Manoel Gomes do Nascimento (Perninha) 1983- 1984 (1 ano)
7° - Antonio Eugênio Machado Gomes – 1984 – 1988 ( 4 anos)
8° - Manoel Ferreira Filho – 1988-1992 ( 4 anos)
9° - Raimundo Nonato Pereira – 1992 – 1995 ( 2 anos e meio)
10°- Josean de Mesquita Cabral – 1995 – 1996 (1 ano)
11° -Antonio  José de Aquino – 1996 – 2000 ( 4 anos)
12° -Antonio Everton da Costa – 2000-2003 ( 3 anos e meio)
13° -Raimundo Salviano – 2003 – 2004 ( 10 meses)
14° -Antonio Eugênio Machado Gomes – 2004-2006 (2 anos e 5 meses)
15° -José Raimundo Vieira -2006 -  2008 ( 1 ano e 5 meses)
16°  - Edinaldo Domingos Silva - 2008-2011 (3 anos e 3 meses)
17° - Antonio Siverino Pereira - 2011 aos  dias atuais.


Fotos dos Pastores: 





Natinho       (1°)



Cícero Gomes  (3° )

Valdemar Félix  - (5°)



Manuel Gomes (Perninha)  --  (6°)


Antônio Eugênio   (7° e 14°)



Raimundo Nonato     -  (9°)



Josean Mesquita    . (10°)

Josué Aquino    - (11°)



Everton costa    (12°)
       

Raimundo Salviano (13°)

          

José Raimundo    -   (15°)





Edinaldo Domingos   ( 16°)


Antônio Severino    (17°)


Um comentário: Leave Your Comments